domingo, 2 de dezembro de 2012

Pastieira de ricota - Benjamim Abrahão




Massa

Ingredientes :
  • 500g de farinha de trigo
  • 300g de manteiga
  • 150g de açúcar
  • 01 ovo
  • 01 pitada de sal
  • casca de 01 limão ralado (somente a casca)
Modo de Preparo:
  • Faça uma massa com todos os Ingredientes acima, coloque numa bandeja e leve para gelar. Após a massa bem gelada, coloque-a em cima da mesa e manuseia-se um pouco com as mãos para que fique boa de se trabalhar.
  • Após a massa bem amaciada, forre com ela uma forma de torta com 30h cm de diâmetro por 04 de altura, aplique o recheio abaixo e cubra-a com tirinhas feitas com as sobras da massa. Após tudo pronto, pincele-a com ovos batidos e leve-a para assar em forno pré-aquecido. Após fria e desenformada, peneire açúcar de confeiteiro por cima.

Temperatura do forno: 200 a 220ºc
Duração do forno: + ou - 20 minutos.

4 comentários:

  1. Débora, muito boa noite !

    Essa receita de Pastiera é uma delícia, mas com o tempo acabei perdendo a receita. Você não tem o recheio para passar?

    Me lembro que ia a ricota, frutas cristalizadas e acho que uva passas. Você sabe se era isso mesmo?

    Muito obrigada, Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, Boa noite não tenho o recheio desta padroeira, mas tenho um recheio que acho que vai ficar muito bom. Está no pão de ricota.
      Creme:
      1 lata de creme de leite
      1 lata de leite condensado
      ½ litro de leite
      4 colheres de maisena
      Gotas de essência
      Frutas cristalizadas
      Uvas passa
      cerejas.
      Espero ter ajudado. Um feliz ano novo!!! Bjs

      Excluir
    2. Oi Adriana, Boa noite não tenho o recheio desta padroeira, mas tenho um recheio que acho que vai ficar muito bom. Está no pão de ricota.
      Creme:
      1 lata de creme de leite
      1 lata de leite condensado
      ½ litro de leite
      4 colheres de maisena
      Gotas de essência
      Frutas cristalizadas
      Uvas passa
      cerejas.
      Espero ter ajudado. Um feliz ano novo!!! Bjs

      Excluir
  2. Eu tenho anotado o recheio:
    500g de ricota
    Açúcar a gosto (1 xícara mais ou menos)
    1 xícara de Frutas Cristalizadas
    1 xícara de Uvas Passas embebidas
    1 ovo e 1 gema
    1/2 xícara de Nozes quebradas.
    Misturar tudo e colocar na forma com a massa. Assar

    ResponderExcluir