segunda-feira, 18 de julho de 2022

MERENGAO DE FRUTAS - ALVARO RODRIGUES

 MERENGÃO DE FRUTAS 


Placas de Merengue:

1 xícara (chá) de claras em temperatura ambiente 

3 xícaras (chá) de açúcar refinado União

1 colher (café) de cremor de tártaro

1 colher (café) de raspas de limão


Modo de Fazer: 

Coloque numa panela o açúcar refinado e as claras, misture muito bem e leve em fogo lento (mexendo sempre), até que a mistura esteja bem quente. Em seguida, coloque na tigela da batedeira e bata em velocidade máxima até obter um suspiro bem firme. For último, acrescente o cremor de tártaro e as raspas de limão e misture delicadamente. Coloque a massa do merengue em saco de confeitar com bico perlê ou pitanga e trabalhe sobre papel manteiga no formato de um caracol. Leve ao forno pré-aquecido à 100°C e asse até que esteja bem seco. Empregue na montagem quando frío.


Recheio:

½ litro de creme de leite fresco, gelado ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 1 colher (chá) de essência de baunilha 350 g de morangos lavados e fatiados 250 g de pêssegos em calda, escorridos e picados 250 g de abacaxi picadinho, cozido e escorrido


Modo de Fazer: 

Bata o creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha até obter ponto de chantilly firme e reserve. À parte, deixe as frutas picadas e reservadas.


Molho de Chocolate:

100 g de chocolate cobertura ao leite

100 g de chocolate meio-amargo picado

I lata de creme de leite com o soro 2 colheres (sopa) de rum branco ou escuro

1 colher (chá) de essência de rum


Modo de Fazer: 

Derreta todos os ingredientes em banho-maria, coe e empregue.


Montagem do Merengão: 

Monte o merengão dentro de um aro redondo com 24 cm de diâmetro ou sobre um prato decorativo, intercalando camadas de disco de merengue assado, chantilly batido, metade dos morangos e todo o abacaxi picado, novamente um disco de merengão, chantilly batido, morangos e pêssegos em calda, sendo a última camada de disco de merengão. No momento de servir, finalize a sobremesa decorando toda a volta com fios de ovos, frutas echantilly e sirva com o molho de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário